Lubrificante para alta pressão e baixíssimo coeficiente de fricção
Especificações de Desempenho:
- Lubrificação / Anti-desgaste ASTM D4172: 0,242 mm
- Coeficiente de fricção: 0,044
- Capacidade de suporte de carga ASTM 2625 Método B: 750 lb.
- Proteção contra corrosão Salt Spray ASTM B117 @ 0,19 mils de espessura: >336 horas.
- Proteção contra corrosão Gabinete de umidade ASTM D1748 @ 0,19 mils de espessura: >1320 horas.
SpeedX® é um lubrificante de alto desempenho cujos aditivos reagem quimicamente com as superfícies de metal e subsuperfícies para reduzir o desgaste e fornecer o mais baixo coeficiente de fricção mensurável. SpeedX lubrifica melhor do que produtos com PTFE. Ele fornece lubrificação de longa duração e resistente ao calor, diminui o desgaste e prolonga a vida útil de peças. Skates, patins, correntes e câmbios operam mais suavemente, silenciosamente, com maior eficiência e duram mais quando tratados com SpeedX.
SpeedX opera sob alta pressão e altas temperaturas! Outros óleos lubrificantes são deslocados pela umidade e pressão – portanto, sua eficácia é diminuída. Mesmo sob as melhores circunstâncias, outros lubrificantes não duram (comparativamente) muito tempo. Não é o caso do SpeedX, que cria ligações polares com metais e ligas metálicas e adere firmemente como um ímã. O SpeedX rompe a tensão superficial da umidade, deslocando-a e lubrificando de forma excepcional. O pacote de aditivos do SpeedX é ativado pelo calor, seja externo ou interno (aquecimento por fricção), e modifica a superfície e subsuperfície do metal. A superfície modificada torna-se mais suave, permitindo a transição para a lubrificação hidrodinâmica com mais facilidade, e possui intrinsecamente um coeficiente de fricção mais baixo.
O SpeedX não contém cloro ou sólidos suspensos como PTFE, grafite ou dissulfeto de molibdênio. O gráfico tridimensional abaixo traça Carga (eixo x) e Temperatura (eixo y) em graus Fahrenheit em relação ao coeficiente de fricção (eixo z). O coeficiente de fricção é definido como a força de atrito (perpendicular à superfície de desgaste) dividida pela carga aplicada. As medidas feitas neste exemplo variam de 2.000 psi a 40.000 psi de carga e de 75˚ a 300˚F.
Coeficiente de Fricção vs. Carga e Temperatura
Esses dados são gerados por um instrumento FALEX Block on Ring. O instrumento usa um bloco que é empurrado contra um anel giratório. A força de atrito é medida à medida que o bloco tenta se mover tangencialmente (lateralmente) devido à fricção. O coeficiente de fricção do aço lubrificado com óleo leve não aditivado varia de quase zero em cargas baixas (peças separadas por um filme de óleo ou condições hidrodinâmicas) para um coeficiente de fricção muito alto de mais de 0,20 em cargas altas (contato metal-metal total ou condições de limite). A maioria dos lubrificantes de boa qualidade (incluindo óleos para motores) tende a ter coeficientes de fricção de limite na faixa de 0,15 a 0,18.
Aumento da Temperatura
Aumentar a temperatura do lubrificante diminui sua viscosidade, reduzindo assim a espessura do filme de óleo e permitindo que ocorram condições de limite em pressões de carga mais baixas. Isso faz com que a fricção aumente. Isso é demonstrado no gráfico CorrosionX (em vermelho) à medida que a temperatura vai de 75˚ a 300˚ F a uma carga constante de 2.000 psi. Nessas condições, mesmo com um lubrificante superior como o CorrosionX, o coeficiente de fricção vai de 0,01 para 0,083. Sob as mesmas condições, o coeficiente de fricção do SpeedX vai de 0,01 para apenas 0,02.
Aumento da Carga
O coeficiente de fricção também aumenta com o aumento da carga na baixa temperatura de 75˚F (essa condição requer muito resfriamento). À medida que a carga aumenta, o estado de lubrificação vai de hidrodinâmico para condições limite. O coeficiente de fricção máximo para o CorrosionX é 0,15, em comparação com 0,08 para o SpeedX. Em condições de alta temperatura e alta carga, o coeficiente de fricção é de 0,14 para o CorrosionX, mas apenas 0,03 para o SpeedX! Este é o coeficiente de fricção mais baixo mensurável em aço lubrificado (não revestido de outra forma).
A melhor proteção da indústria contra ferrugem e corrosão, além de fricção ultra baixa, é a fórmula do SpeedX!
Use o SpeedX para lubrificação de:
- Instrumentos e engrenagens de precisão
- Rolamentos (especialmente alta velocidade e/ou alta carga)
- Correntes de bicicleta e motocicleta
- Engrenagens
- Câmbio de bicicleta
- Cabos de aço e passadores
- Carrinhos autorama
- Qualquer outra aplicação metal-metal onde é fundamental eliminar a fricção e o desgaste
Proteção contra corrosão e revestimento preventivo contra ferrugem
Devido à Adesão Polar, o SpeedX faz com que metais comuns e ligas metálicas como ferro, aço, aço inoxidável, alumínio, cobre, latão, bronze, etc., se comportem quimicamente mais como metais nobres como ouro e platina. Em outras palavras, enquanto o SpeedX estiver presente no metal, ele não pode enferrujar ou corroer! Para saber mais sobre a Adesão Polar, visite nossa página ADESÃO POLAR.
Produto de Impacto Ambiental Mínimo
O teor orgânico volátil (geralmente abreviado como VOC ou VOCs) do SpeedX agora é ZERO. Compare isso com a maioria dos produtos na categoria de lubrificantes em spray, que podem ser 50% ou mais de VOC (por exemplo, de acordo com a atual Ficha de Dados de Segurança, o XX-40 é 49,5% solvente). Isso significa que o SpeedX é muito menos agressivo para você, seu equipamento e o meio ambiente.
Para adquirir esse produto entre em contato direto conosco.